51 3284-1800

SindisprevRS OF

Cerca de 800 mil pessoas tiram suas próprias vidas todos os anos

COMPARTILHE:

 

Dados da OMS estimam que essa seja a 13ª causa de morte em todo o mundo. 


  

Na data de hoje, 10 de Setembro, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Um tabu em muitas sociedades, como todos os assuntos intocáveis, ele vem sendo ignorado na expectativa de que se não falarmos a respeito, ele para de ocorrer. Mas não funciona assim. 

Em estimativa realizada pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), publicada em 2018, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Uma tragédia para as famílias, o suicídio é democrático, atinge todas as classes socias. Aproximadamente 79% deles acontecem em países de baixa e média renda. E para cada suicídio, há ainda mais pessoas que tentam tirar suas vidas a cada ano.

Ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio em nível global. Por conta de estigmas, principalmente em torno de transtornos mentais e da tentativa de tirar a própria vida, muitas pessoas não buscam ajuda. Apenas 38 países relatam possuir estratégias nacionais para combater a prática.

Este mês é dedicado ao combate ao suicídio, e o SindisprevRS é um incentivador da campanha #SetembroAmarelo. O papel da Secretaria de Saúdo do Trabalhador no enfrentamento dessa questão é muito importante, afinal, este é um assunto de saúde pública.

No  Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimento voluntário e gratuito a todas as pessoas que querem e precisam conversar, com total sigilo.

Busque ajuda pelo telefone 188. Sempre há outro jeito, você não está sozinho.  

MAIS NOTÍCIAS

Porque a proposta de acordo do governo deve ser rejeitada

REDES SOCIAIS

AVISOS

CONTEÚDOS