Comunicado Comando de Greve – 19agosto2015

Reunidos nesta quarta-feira (19), no Sindisprev-RS, 50 colegas que integram o Comando Estadual de Greve avaliaram a manifestação histórica de dezenas de categorias dos serviços públicos estadual e federal realizada ontem, 18 de agosto, na cidade de Porto Alegre.

A partir das 06h, os manifestantes de diversas categorias do SPF se concentraram em frente ao prédio do Ministério da Fazenda, na Avenida Loureiro da Silva, impediram a entrada, reforçando o movimento dos trabalhadores da Receita Federal do Brasil.

A mobilização ocorrida ontem foi um exemplo cabal de que somente a unidade da classe trabalhadora vai derrubar a estrutura opressora a que é condicionado o trabalhador, seja ele do serviço público ou da iniciativa privada. Teve as principais reivindicações o repúdio ao ajuste fiscal do governo, além de reafirmar a pauta dos SPF’s.

À tarde, os trabalhadores grevistas realizaram uma passeata até o Largo Glênio Peres, de onde partiram com os servidores estaduais até o Palácio Piratini. Cerca de 50 mil servidores públicos, do Estado e da União, participaram da mobilização histórica que denunciou o sucateamento dos serviços público e o desrespeito aos trabalhadores.

Informes Jurídicos

A reunião do Comando Estadual de Greve contou presença do advogado da Assessoria Jurídica do Sindisprev-RS, Tiago Schneider, que esclareceu o embasamento legal e os argumentos utilizados na petição 10.952, impetrada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia de hoje, contra o corte do ponto dos trabalhadores grevistas por parte do INSS. O advogado do sindicato reiterou que:

– a greve é legal;

– não houve o final da negociação;

– não há, portanto, decisão condenatória que legitime o corte de ponto.

Além disso, o advogado esclareceu os procedimentos jurídicos já adotados desde antes do começo da nossa greve, iniciada em 07 de julho de 2015.

Informes Gerais

Na reunião do Comando Estadual de Greve (CEG), foram dados informes de todas as atividades ocorridas nas GEX’s para dialogar com o SOGP’s (Serviço de Orçamento e Gestão de Pessoas) acerca da ilegalidade do corte de ponto.

O comando aprovou moção de repúdio em relação aos fatos ocorridos na Gerência Pelotas, onde um gestor intimidou e assediou moralmente os componentes do Comando de Greve e grevistas quando do ato para a abertura de conversa com a Gerente Executiva acerca do corte de ponto. O Comando Estadual de Greve repudia todo e qualquer ato, seja truculento ou velado, que venha cercear o direito constitucional individual e coletivo de greve.

ATO CONJUNTO – nesta quinta-feira (20)

Foi aprovado ato conjunto com a SRTE amanhã, 20 de agosto, às 8h, em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Porto Alegre – Rua Capitão Montanha com Avenida Mauá – para denunciar os ataques que estão ocorrendo contra os trabalhadores grevistas.

INFORMES NACIONAIS

Foram dados os informes nacionais das várias iniciativas do Comando Nacional de Greve (CNG) junto ao Congresso Nacional, MPOG, Casa Civil e Ministério da Previdência na tentativa de nova rodada de negociações por parte do governo.

Após breve análise de conjuntura, houve consenso da necessidade de, neste momento, mantermos e ampliarmos o movimento grevista, pois somente a nossa mobilização reforçará a reversão do corte de ponto e o alcance de nossas reivindicações.

Além disso, foram aprovadas as deliberações como a de reafirmar que cada local de trabalho discuta a participação no Comando Estadual de Greve, mantendo e ampliado o nosso movimento que vem tendo êxito e adesões.

Foi definida também a confecção de novo material para a greve com novas palavras de ordem, em faixas, cartazes e carta aberta.