Congresso do SindisprevRS aprova compromisso total com as lutas da categoria e reafirma Fora Bolsonaro

Entre 16 e 18 de setembro de 2022 ocorreu em Canela/RS o XVII Congresso Estadual do SindisprevRS, reunindo a categoria com representações de todo estado. Foi um importante momento de reencontro, discussão e principalmente organização para enfrentamento do nefasto período que vive o Brasil diante da crise econômica e política.

Ocorreram três mesas de debate com os temas: Conjuntura Brasileira; Seguridade Social; e Saúde do trabalhador, saúde mental e teletrabalho. Também houve uma apresentação da Secretaria dos Aposentados, chamada “A arte de Lutar e se reinventar”. A Secretaria de Gênero e Combate à Discriminação Racial, por sua vez, promoveu o momento cultural: Histórias afrobrasileira: no entorno do Tambor”.

Além disso, ocorreram ainda os Grupos de Trabalho, que reuniram os servidores em discussões mais específicas de cada uma das categorias. As/os servidoras/es do INSS retomaram as pautas levantadas durante a greve, discutindo condições de trabalho e ataques ao órgão para traçar estratégias de luta. Da mesma forma, servidoras/es da Saúde e Anvisa avaliaram a situação do SUS e vigilância sanitária e seus impactos aos profissionais como um todo, que resistem ao desmonte. As/os servidoras/es do trabalho resgataram o acordo firmado com o governo na mobilização de 2022 e visam dar continuidade à luta pelo Plano de Carreira e demais reivindicações por valorização da categoria e defesa das políticas públicas do Trabalho.

Durante toda a discussão e principalmente na Plenária Final, os delegados, observadores     e organizadores reafirmaram a urgência em derrotar Bolsonaro nas urnas e também o bolsonarismo enquanto movimento de viés fascistana na sociedade brasileira, pois o mesmo apresenta graves riscos aos trabalhadores e à democracia. O texto da tese do Alicerce “Construindo Mudança e Renovação" foi apresentado e discutido, bem como suas propostas de Resoluções.

Em Plenária Final, além das pautas específicas das categorias, os presentes aprovaram a orientação de, nas eleições de 2022, conclamar ao conjunto dos trabalhadores da saúde, trabalho e previdência do Rio Grande do Sul e do Brasil e aos seus familiares a não votarem em Jair Bolsonaro. Resolveram orientar também o voto  em candidatos minimamente comprometidos com a defesa das liberdades democráticas, indicando que o que se apresenta em melhores condições de derrotar Bolsonaro é o candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Destacou-se na discussão que o Governo Bolsonaro declarou guerra aos servidores públicos, além de ter se dedicado à redução de investimentos, privatizações e desmonte de órgãos estatais, criminalizando e insultando por diversas vezes os servidores públicos enquanto categoria e não cumpriu o acordo firmado durante a greve do INSS em 2022. Além disso, não se pode fechar os olhos para a lamentável ingerência da pandemia, que culminou na morte de  686 mil pessoas no Brasil. ,

A perspectiva é que, independentemente do resultado das eleições, o Brasil seguirá com urgência de transformações profundas que proporcionem ao povo o acesso aos direitos mais básicos como trabalho, moradia e alimentação, hoje negligenciados pelo poder público. A luta por estas pautas, bem como a saúde, a educação, a defesa do meio ambiente e território, o respeito e dignidade ao povo negro, mulheres, LGBTs e povos originários são discussões permanentes no  território brasileiros, e é ao lado destes lutadores que nos colocamos. O SindisprevRS reafirma seu compromisso de estar com a categoria em suas batalhas.

O documento oficial com as Resoluções do XVII Congresso será publicado nos próximos dias.

Na parte da tarde, a assembleia geral Extraordinária deu início ao processo eleitoral, elegendo a comissão eleitoral e também votou alterações estatutárias. Confira abaixo os colegas que estão compondo a comissão eleitoral.

Comissão Eleitoral Eleições SindisprevRS 2022:

– Sônia Naszinhack

– Lisete Bertoldo