CONQUISTA: INSS publica normativos referentes aos acordos de greve

O INSS publicou nesta segunda-feira (3), dois normativos que disciplinam as progressões funcionais e incorporação dos pontos à aposentadoria. Um deles determina o reposicionamento de servidores, que tiveram progressão funcional ou promoção com base no interstício de 18 (dezoito) meses, para 12 (doze) meses, a partir de 01.01.2017. Além disso, o documento disciplina a incorporação da Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social – GDASS, aos proventos de aposentadoria e pensão. Veja os memorandos em anexo.

A promoção e reposicionamento na carreira do Seguro Social e a incorporação do GDASS são uma conquista do acordo de greve, realizado pela categoria, após a mobilização histórica, feita pela categoria em 2015, depois de mais de 80 dias de greve, em luta por melhores condições de trabalho. A demora para o cumprimento do acordo demandou uma vigília constante e a realização de diversas reuniões, audiências e mesas de negociação para pressionar que o mesmo fosse cumprido. Isso mostra que apenas com a união de todos os servidores e a mobilização permanente dos sindicatos é possível fazer com que as reivindicações sejam ouvidas e atendidas.

Neste momento em que estamos passando por uma crise política e econômica, com ameaças de perdas de direitos e de conquistas trabalhistas, precisamos mais do que nunca firmar posição e estabelecer uma mobilização diária a fim de conscientizar não só colegas como a população em geral e a sociedade para barrar os retrocessos que estão tramitando no congresso e que atingem diretamente o trabalhador.

Lutar, lutar, lutar!

Anexos