Conselho Nacional de Saúde se posiciona contra os ataques ao controle social em POA

"CNS critica aprovação de PL que atribui caráter consultivo ao Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou, em 17 de agosto, um projeto de lei que atribui o caráter consultivo ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) e retira dele a competência de aprovar as diretrizes na elaboração do Plano Municipal de Saúde e do Plano Plurianual e do Orçamento.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, que participou de reunião com o CMS de Porto Alegre e do Conselho Estadual de Saúde (CES) do Rio Grande do Sul, na sexta (26/08), criticou a decisão. “O Conselho Municipal de Saúde está sendo atacado fortemente. Isso é inconstitucional pois fere a Constituição Federal, que impõe caráter deliberativo aos conselhos de saúde. A medida ainda contraria a Lei 8.142, que regulamenta a participação social no SUS”, afirmou Pigatto.

Pela legislação vigente do Sistema Único de Saúde (SUS), o controle social na Saúde é deliberativo, tendo os governos federal, estaduais e municipais a obrigação de atender às demandas da comunidade sobre a Saúde Pública. Criado em 1992, o CMS tinha como principal função a fiscalização de serviços e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda em novembro de 2021, Pigatto participou de plenária virtual organizada pelo CMS de Porto Alegre para tratar sobre o assunto. Na ocasião, fez duras críticas à tentativa de sufocamento da participação social local e destacou a importância da legitimidade e autonomia dos conselhos de Saúde em todo o Brasil.

O projeto foi aprovado com 22 votos favoráveis e 11 votos contrários. Pela nova lei, o plenário do CMS será composto por 42 membros, sendo 50% de representantes de usuários e 50% divididos da seguinte forma: sete prestadores de serviços, sete profissionais de saúde e sete gestores. A medida reduz o número atual de profissionais de saúde. Entidades e movimentos sociais com atuação na área da Saúde consideram a medida um retrocesso para o Controle Social."

Texto: Conselho Nacional de Saúde