Contra o desmonte do Serviço Público Federal

O descontentamento dos servidores públicos ganha as ruas e os locais de trabalho num momento crítico para o país, fadado a novas ondas de privatizações, sucateamento dos serviços à população e arrocho salarial. Nessa quinta-feira, 17 de maio, um ato unificado de dezenas de categorias federais ocupou o pátio da reitoria da Ufrgs, em Porto Alegre. Os trabalhadores denunciaram o desmonte do serviço público em áreas essenciais como educação, saúde, previdência e tantos outros setores bancados com o dinheiro do povo através de impostos e taxas.

O diretor do Sindisprev e da Fenasps, Joel Soares, lembrou que, desde a gestão Fernando Collor, os governos que se sucederam no Palácio do Planalto tentam jogar o povo contra o funcionalismo como forma de achatar ainda mais os salários das categorias e enfraquecer as mobilizações anti-privatização e contra a corrupção.

“A unidade das categorias do serviço público federal é que irá garantir o atendimento às nossas reivindicações. É inadmissível que em pleno século 21 não tenhamos uma política salarial específica e estável. Temos de dar um basta neste teatro de chacotas que virou a relação do governo federal com os servidores. Pois, se tem dinheiro para pagar as dívidas interna e externa, por que não tem para arcar com os direitos dos trabalhadores?”, questionou.