Criminalização dos movimentos sociais é tema de debate no MPF

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul promoveu, nesta segunda-feira(4), reunião com a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, subprocuradora-geral da República Deborah Duprat, que falou sobre criminalização dos movimentos sociais. A procuradora está viajando pelo Brasil para discutir temas relativos à atuação da PFDC e também sobre as prioridades para a área.

Conforme Deborah Duprat, é preciso muita atenção para o entendimento de determinadas leis que estão tramitando em Brasília, pois “políticas aparentemente neutras são extremamente ineficazes e danosas para alguns segmentos da sociedade porque são elaboradas por um Estado racista e colonial”.

O Sindisprev-RS esteve presente no encontro representado pela diretora Dinara Del Rio, que em sua fala afirmou  que “o sindicato tem se colocado a frente de lutas não só da categoria, mas busca também atuar em todos os segmentos da classe trabalhadora”.  Para Marcelo Lipert, assessor jurídico do Sindisprev-RS, o debate sobre o tema é fundamental para o combate à criminalização dos movimentos sociais, pois ajuda a entender melhor a real intenção de determinadas propostas que vem para reprimir, mesmo que amparadas pela legislação.

Participaram do evento, promovido pelo Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC, entidades sindicais, movimentos estudantis e sociais, defensores da causa indígenas e quilombolas.