51 3284-1800

SindisprevRS OF

Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme

COMPARTILHE:

A doença falciforme é uma das enfermidades hereditárias mais comuns do Brasil, caracterizada pela mutação no gene da globina, que resulta em hemácias com formato de “foice”. Pessoas diagnosticadas com a DF são grupo prioritários da vacinação contra a Covid-19, de acordo com Plano Estadual de Vacinação do RS.

O traço falciforme é hereditário, e a Triagem Neonatal é um importante meio de diagnóstico. Entretanto, as pessoas que são somente portadoras do traço não precisam de nenhum tratamento, nem devem ser afastadas de qualquer atividade. Elas e seus familiares têm direito à orientação e informação sobre o significado dessa herança genética. 

O tratamento é necessário para pessoas com a Doença Falciforme. As mais frequentes são a anemia falciforme (ou Hb SS), a S talassemia, Hb SC e Hb SD. Os sintomas começam na infância e são intermitentes, incluindo crises de dores intensas, cansaço, palidez e mucosa dos olhos amarelada (icterícia).

A DF é predominante na população negra e afrodescendente, e se exacerba em decorrência da desigualdade social. A qualidade de vida do portador varia de acordo com o contexto onde está inserido, se há diagnóstico precoce, como é o acesso ao sistema de saúde e apoio social. Condições precárias de trabalho e de vida podem aumentar o sofrimento daqueles que vivem com a doença, assim como o racismo e discriminação de classe podem dificultar o diagnóstico e tratamento adequado.

É importante lutar contra a negligência do Estado quanto à população mais afetada pela doença falciforme. É preciso pesquisas e investimento no tratamento à doença, informação tanto para profissionais da saúde quanto para portadores do traço e garantia de acesso à saúde.

 

Saiba mais sobre o tema

Cartilha do Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doenca_falciforme_deve_saber_sobre_heranca.pdf

Artigo sobre a obra “Qualidade de vida e cuidado às pessoas com doença falciforme”: https://www.scielo.br/j/icse/a/jbqnDmkNmr9KWqfY8fJmLWm/?lang=pt

 

 

Imagens

CONTEÚDOS