DIA NACIONAL DE LUTA: Trabalhadores do INSS exigem a revogação da IN-74 e condições de trabalho

Clique na imagem para ver as fotos

Antecedendo a paralisação de 24 horas prevista para 10 de dezembro, os trabalhadores do INSS do Rio Grande do Sul aderiram ao Dia Nacional de Luta que ocorre nesta quarta-feira (26). Revogação da IN-74, que criminaliza os servidores, e condições dignas de trabalho nas agências estão entre as reivindicações.

Aos segurados que chegavam nas agências era distribuída uma carta aberta (em anexo) com o relato das péssimas condições de trabalho, da tentativa de o governo acabar com a previdência pública e com as políticas governamentais que vêm atacando e adoecendo os trabalhadores do INSS.

Na agência IPASE, a maior do Estado, o prédio foi caracterizado com faixas vermelhas. “Decoramos o prédio de vermelho, que é a cor usada pelos índios quando eles vão para a guerra. Os trabalhadores do INSS estão em guerra contra o governo”, disse Giuseppe Finco, diretor do Sindisprev-RS.

No andar térreo do IPASE, onde também se atende a população, a reportagem flagrou (foto) um servidor consertando uma máquina impressora, oque foi um demonstrativo da falta de estrutura e manutenção dos materiais de trabalho.

O IPASE, há cinco anos, tem mais de 20 andares interditados judicialmente por conta da precária instalação. A falta de vigias e ascensoristas também é um problema recorrente e já denunciado ao Ministério Público Federal, que determinou a instalação de câmeras e contratação de seguranças. No entanto, nada foi feito pela administração.

Na segunda-feira, um homem entrou no prédio, subiu até o 24º andar e se jogou.

438_CartaabertaINSS_25112014.pdf