Direção do INSS ameaça servidores pela intranet, FENASPS reage

Servidores do INSS encaminharam a FENASPS e ao SINDISPREV-RS os documentos divulgados na quarta-feira (09) pelo presidente do órgão, Marco Antonio de Oliveira, e na quinta-feira (10) pelo diretor do Departamento dos Recursos Humanos, Dedilson Nunes. As duas notas tecem ameaças para pressionar a categoria. Nos dois documentos, encaminhados a todos os locais de trabalho, a direção do INSS ameaça enquadrar os trabalhadores que paralisaram nacionalmente neste dia 10 no código 28 (falta injustificada).

Além disso, Marco Antonio “pedia” em sua nota que os servidores não aderissem à paralisação e “refletissem” porque a luta “não contribuiria para o avanço das negociações”.

A diretoria do SINDISPREV-RS afirma categoricamente que não aceitará qualquer tipo de pressão e alerta a categoria que esse tipo de prática é um instrumento tradicionalmente usado pelos patrões e também pelo governo Lula para tentar intimidar os servidores e fazê-los baixar a cabeça para as propostas patronais sem discussão. Mas a categoria também reagiu e não se submeteu, realizando uma forte paralisação nacional nesta quinta-feira (10).

A diretoria da FENASPS e o Comando Nacional de Mobilização avaliam que as notas tentam jogar a responsabilidade sobre as costas dos trabalhadores para esconder a intransigência do governo Lula e do próprio presidente do INSS, que se recusam a avançar para uma solução negociada para os problemas da proposta que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) apresentou, em especial para o aumento da jornada para 40 horas, previsto na proposta, que os servidores já formalizaram que não negociarão. É prerrogativa do presidente do INSS regulamentar a jornada de 30 horas, bastando que tivesse vontade política para fazê-lo.

Por isso, os servidores não devem sentir-se intimidados. O não desconto das horas paradas também é parte da negociação com o INSS e do Governo. A FENASPS e os sindicatos continuam abertos à negociação, mas com respeito à dignidade dos trabalhadores.

Fonte: FENASPS