Diretores do SindisprevRS entregam em mãos de Lula ofício solicitando ajuda aos servidores públicos federais atingidos pelas enchentes no RS

Aproveitando a visita do presidente Lula ao Rio Grande do Sul, na cidade de Arroio do Meio, nessa quinta-feira (06/06), diretores do SINDISPREVRS se deslocaram até aquele município -uma das cidades fortemente atingida pela calamidade – e entregaram pessoalmente ao presidente, através de um ofício, uma proposta com medidas emergenciais que podem ser adotadas pelo governo federal para auxiliar os servidores públicos federais do Rio Grande do Sul, principalmente da base do sindicato, que foram afetados pelas enchentes.

O documento, que já havia sido entregue ao ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio a Reconstrução do Rio Grande do Sul (RS) do governo federal, tem como objetivo cobrar do governo ações efetivas que ajudem a categoria dos servidores públicos federais, que diferente de categorias CLT, não possuem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por isso não foram contemplados com o saque – que foi liberado para o restante da população trabalhadora -, tão pouco se enquadram na maioria dos programas sociais desenvolvidos pelo governo, isso sem falar no longo período em que a categoria está com salários defasados, acumulando mais de 50% de perdas salarias.

O ofício apresenta uma proposta com 15 ações emergenciais que podem ser adotadas pelo governo para amenizar os danos que tiveram os trabalhadores que compõe a nossa base. São vários casos de colegas nossos que perderam as suas casas, móveis, roupas e outros bens, e estão com suas vidas desorganizadas.

Num momento de grave emergência climática como esse, evidencia-se ainda mais a importância do serviço público e dos trabalhadores públicos, comprometidos com o atendimento da população que mais precisa. No entanto, para que os servidores públicos possam cumprir suas funções e dever público precisam também serem assistidos diante da calamidade.

O SindisprevRS está desde o início dessa enorme crise buscando soluções que possam trazer um pouco de alívio aos colegas que, infelizmente, foram afetados por esse triste momento. Como sempre foram características da história desse sindicato, a luta e a preocupação pelo bem social dos trabalhadores, o SindisprevRS continuará atuando fortemente para que os servidores atingidos tenham condições de recomeçar suas vidas dignamente.