Encaminhamentos da primeira Assembleia de Greve (23/03)

A Greve que vinha sendo discutida pelos Servidores Públicos Federais desde o início de 2022 teve início no dia 23 de março, com adesão da base da categoria do SindisprevRS, principalmente no INSS. Neste primeiro dia, os servidores realizaram uma concentração em frente ao prédio da Gerência Executiva do INSS – POA (Cristaleira), onde houve diálogo entre os colegas sobre a mobilização, entrega de panfletos à população e reafirmação da urgência de parar as atividades.

Os servidores chegaram a um nível de precarização de suas carreiras e seus locais de trabalho, em que não há outro caminho para exigir respeito do Governo Federal senão a greve por tempo indeterminado (tendo em vista que até então não foi aberta negociação por parte do Governo para dar conta das pautas dos servidores).

O movimento reivindica não somente a reposição salarial de 19,99 % (referente às perdas por conta da inflação nos últimos 3 anos), mas principalmente, condições de trabalho e de estrutura adequadas para garantir serviços de qualidade à população. Além disso, o concurso público e carreira típica de Estado são pautas cruciais dos servidores, tendo em vista o déficit nos quadros e a necessária valorização das carreiras, que atuam em órgãos garantidores de direitos indispensáveis ao povo brasileiro.

A seguir, os encaminhamentos da assembleia:

1) Manutenção da greve por tempo indeterminado dos servidores do INSS.

2) Construção da greve no Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Anvisa.

3) Instalado o Comando de Greve Estadual, que se reunirá diariamente às 15h. Colegas do interior, por favor enviem nome e contato dos representantes de cada cidade para sorg@sindisprevrs.org.br

4) Caravana para Brasília de 29 a 30 de março (junto ao movimento nacional de servidores federais). Em breve mais informações.

5) Assembleia Geral do SindisprevRS dia 30 de março às 15h (modalidade híbrida).

Reunião do Comando de Greve 24/03 às 15h

> Presencial: Sede SindisprevRS /POA