Encontro dos SUS discute criação de pauta única e unificação da categoria

Cláudio Wayne
ienctrasus_061208.jpg

PortoAlegre – Trabalhadores federais, estaduais, municipais e agentes comunitários de saúde de Rio Grande, funcionários dos Programas de Saúde da Família (PSFs) de Pelotas e servidores municipais e federais da Capital participaram no sábado (6), na sede do SINDISPREV-RS do I Encontro dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o Encontro foram abordados temas que a categoria têm reivindicado e lutado desde a criação do SUS, e que até o momento não foram implementados, como: Condiçõesde trabalho, financiamento do SUS, assédio moral, Fundações Públicas de Direito Privado (FPDP), plano de carreira, carga horária e a situação dos agentes comunitários de saúde – profissionais essenciais no serviço de atenção básica que são contratados de forma precarizada sem as mínimas condições de efetuarem seus trabalhos. Foi discutida ainda a forma como foram implementados os
PSFs, também de grande importância para o atendimento da população e com falta de condições para seu funcionamento.

A primeira mesa, que tratou de financiamento do SUS, teve como palestrantes o Dr. Lucio Barcelos, ex-secretário de saúde de Porto Alegre, e os diretores do SINDISPREV-RS, Joel Soares e Ana Dal Lago.

Na mesa seguinte, que tratou de assédio moral, participaram a diretora do SINDISPREV-RS Dinara Del Rio, a advogada Marí Agassi, assessora jurídica do SINDISPREV-RS e a enfermeira Anelise de Oliveira Van Hausen, do SIMPI, de Pelotas.

Sobre condições de trabalho, explanaram a diretora do SINDISPREV-RS Dinara Fraga Del Rio, o Dr. Neio Lucio Fraga, diretor do Simers, e a enfermeira Anelise de Oliveira Van Hausen, do SIMPI, de Pelotas.

A quarta e última mesa discutiu as FPDP e plano de carreira dos trabalhadores do SUS, com a diretora do SINDISPREV-RS, Silvia Regina e o Dr. Neio Lucio Fraga, diretor do Simers.

Estiveram ainda presentes no Encontro representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Rio Grande e trabalhadores dos municípios de Pelotas, Cachoeira do Sul, Alvorada, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Esteio, Santa Maria,Gravataí, Camaquã e de diversos postos de saúde da Capital.

No final da atividade a plenária aprovou a edição de um jornal estadual unificado com relato do Encontro.

Fonte: SINDISPREV-RS