Entidades sindicais apresentam ao governo proposta de ações emergências para os servidores públicos federais do RS

O SindisprevRS, em conjunto com outras entidades sindicais, apresentou à Secretaria Extraordinária de Apoio a Reconstrução do Rio Grande do Sul (RS) do governo federal, uma proposta com ações emergenciais que visam auxiliar os servidores públicos federais do RS afetados pela crise climática de maio de 2024.

Na reunião, que ocorreu na segunda-feira (27/05), os representantes dos trabalhadores foram recebidos pelo secretário executivo da pasta, Maneco Hassen, a quem entregaram o ofício com a proposta de ações e expuseram a situação singular por qual passam os servidores públicos federais (SPF´S). Diferente de categorias CLT, os SPF’s não possuem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por isso não foram contemplados com o saque – que foi liberado para o restante da população trabalhadora -, tão pouco se enquadram na maioria dos programas sociais desenvolvidos pelo governo, isso sem falar no longo período em que a categoria está com salários defasados, acumulando mais de 50% de perdas salarias. Por essas razões, esse grupo de entidades sindicais elaborou uma proposta com 15 ações emergenciais que podem ser adotadas pelo governo para amenizar os danos que tiveram esses servidores.

Num momento de grave emergência climática como esse, evidencia-se ainda mais a importância do serviço público e dos trabalhadores públicos, comprometidos com o atendimento da população que mais precisa. No entanto, para que os servidores públicos possam cumprir suas funções e dever público precisam também serem assistidos diante da calamidade.

Participaram da criação dessa proposta o SindisprevRS, SindiserfRS, Assufrgs, Andes-SN Sindoif, Sinasefe – IFRS- IFFar-IFSUL e ADufrgs Sindical.

Leia o ofício: Oficio Conjunto 1_2024 recebido