Federais em greve

Centenas de servidores em greve, entre eles os da Saúde, FUNASA, Ministério do Trabalho, IBGE, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Agricultura e Justiça Federal, fizeram uma grande manifestação no final da tarde de sexta-feira (17), em Porto Alegre.

Os manifestantes partiram do Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa, e foram até o monumento ao Laçador, símbolo do homem gaúcho e de tradicionalistas, localizado na Avenida dos Estados, zona norte da cidade. O monumento foi vestido com uma capa onde estava escrito “Greve Nacional”. Durante o ato, os manifestantes pediram a abertura das negociações e o atendimento das reivindicações das categorias de servidores federais em greve.

Segundo Silvia Regina, diretora do Sindisprev-RS e uma das coordenadoras da manifestação, “estamos simbolicamente laçando o governo Dilma. Essa é uma das maneiras que encontramos para sensibilizar o governo para que atenda as reivindicações dos servidores e explicar à população os motivos da nossa greve”. Em apoio à greve dos Federais, trabalhadores do Metrô de Porto Alegre paralisaram as atividades por alguns momentos. Estudantes também participaram do ato realizado no Laçador.