Fenasps divulga relatório de Encontro dos trabalhadores dos NEMS

A Fenasps divulgou neste final de semana, relatório do Encontro Nacional dos trabalhadores dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS), realizado em 7 de julho, em Brasília. O documento traz informações da situação dos estados que participaram da atividade: CE, MA, MG, PR, RN, RS, SC, SP e oposição DF, bem como, as principais reivindicações da categoria. No que se refere às questões relativas ao Rio Grande do Sul foram feitos os seguintes registros:

Prédio: embora se tenha feito uma pequena reforma, há em curso um projeto para recuperação total do prédio, pois há mofo, infiltrações e risco na parte elétrica. A parte hidráulica está com problemas e, como o prédio é antigo, sua estrutura está comprometida. Não tem acessibilidade.

Horário de Funcionamento: 7h às 21h, conforme exceções do Memo Circular nº 18.

Número de servidores Ativos: : 173 (+ 685 cedidos)

Número de servidores Aposentados: 4.388

Pensionistas: 1.571

Órgãos que funcionam no prédio, além do Núcleo Estadual: ANVISA, SESAI, FUNASA, Secretaria Estadual de Saúde e farmácia Especial; PADs; Não há muitos casos de PADs. Os casos existentes foram resolvidos;

Mesa local: a mesa funcionava muito bem até o sobrestamento, resolvendo problemas, especialmente dos servidores cedidos e as demandas que se apresentaram do núcleo;

Relógio de ponto: tem problemas com a impressão digital de servidores, homologação do período em que os relógios estavam em teste. Os servidores não são reconhecidos, alguns só conseguem aferir em um único relógio;

Frequência: são justificadas faltas de alguns servidores e de outros são descontados;

Perícia Médica; funciona em área também de difícil acesso; SIASS: não funciona como deveria, há questão de assédio;

Denúncia: falta de condições de trabalho, assédio moral, impossibilidade de comunicação, falta de respeito, servidores trocados de lugar sem comunicação prévia, às vezes em situação de constrangimento, na presença de todos. Como exemplos ocorridos com estagiários. Convocação de reunião de setores sem comunicação prévia, envio de emails dos servidores sem nenhuma resposta pelos responsáveis do setor;

Curso de Capacitação: as oportunidades não são oferecidas a todos, são para poucos ou sempre os mesmos.

Veja o relatório completo no site da Fenasps.