Fenasps e Comissão Nacional de Assistentes Sociais discutem situação do Serviço Social com presidente do INSS

Na quinta-feira (29/9), a Fenasps, juntamente com a Comissão Nacional de Assistentes Sociais, foi recebida pelo presidente do INSS, Leonardo Gadelha. A pauta prioritária, relativa ao Serviço Social, foi atrasada devido à ausência da Chefe da DSS, Samantha Góes, que chegou somente após a Federação cobrar a presença da gestora na reunião. Samantha foi questionada sobre o fato de que após 30 dias da última audiência ainda não ter sido feito nenhum encaminhamento das questões tratadas, ao que informou que há dificuldades estruturais para execução.

Durante a reunião, outros temas também foram discutidos, como a questão da contrapartida para os servidores administrativos na operacionalização da MP 739. Foi reafirmado ao presidente do INSS que a Fenasps não rejeitou em momento algum qualquer valor proposto, além disso, foi ressaltado também que, na primeira reunião sobre o tema, a hipótese de pagamento havia sido descartada devido à situação econômica do país e ao ajuste fiscal que está em curso.

A insatisfação dos servidores referente aos transtornos nos locais de trabalhos com início das Revisões dos BILD’s e aumento da agenda, edição Memorando 34, REAT, 30 horas foi informada a Gadelha, que sugeriu agendamento de reunião para discutir alguns dos temas.

Outros pontos discutidos na reunião com o presidente do INSS:

CONCURSO

Todos os aprovados serão chamados até fevereiro de 2017: 800 mais 150 adicionais totalizando 950. Até o final de 2016 poderão atender situações críticas em algumas unidades, cuja relação dos locais ainda não foi fornecida.

RECOMPOSIÇÃO DA DSS

Houve compromisso em seguir cronograma e os prazos já encaminhados à categoria por e-mail pela DSS. Foi solicitada a apresentação do projeto sobre reestruturação do Serviço Social para embasar a publicação da portaria.

NOMEAÇÕES

Houve compromisso da gestão para fazer tratativas internas e em 15 publicar portaria nomeando RET’s da SRII e SR III.

HABILITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELO ASSISTENTE SOCIAL

Não existe orientação da Administração para este desvio de função. O Procurador, Alessandro Stefanuto, sugeriu tratar o tema em reunião específica. Outros questionamentos feitos serão tratados nos GT’s.

Participaram da reunião: Carlão (DF) Helena Curvelo (MG) Rita De Cassia (SP) José Campos (RS), Alano Macedo (CE) Ana Angela (GO) Lylia Rojas (AL) Ailton (SP).

Veja o relatório na íntegra aqui.