Gabas recebe reivindicações do SINDISPREV-RS

O SINDISPREV-RS conseguiu ser recebido pelo ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, que visitou a Expointer, na cidade de Esteio, nesta sexta-feira (03). A direção do sindicato encaminhou ao ministro de Lula assuntos urgentes para os servidores e qualificação do serviço público. Na pauta de reivindicações estava a necessidade de retomar o processo de negociação em torno da jornada de trabalho de 30h, incorporação da GDASS (gratificação e desempenho de atividade do Seguro Social), Plano de Carreira do Seguro Social (equiparação às carreiras típicas de Estado) e as condições de trabalho no INSS. “Desde que eu assumi o ministério nunca me mostrei fechado para diálogo”, disse Gabas ao SINDISPREV-RS. No entanto, o ministro da Previdência ressaltou que as negociações só poderão avançar depois das eleições de outubro.

A diretoria do SINDISPREV-RS apresentou sua preocupação quanto à demora da adoção das 30 horas semanais aprovadas para os Assistentes Sociais. A Lei 12.317 foi sancionada pelo Presidente da República na semana passada. “Ela deve ser cumprida”, garantiu Gabas. “Já solicitamos ao INSS a regulamentação e adequação da lei, pois ela deve ser aplicada o mais rápido”, disse Jorge Moreira, Assistente Social. “Acreditamos que a conquista dos Assistentes Sociais, bem como a reivindicação dos médicos peritos pela redução da jornada de trabalho, faz parte da luta de todos servidores do INSS pelas 30 horas. Avaliamos que a breve reunião ocorrida com o ministro da Previdência Social demonstrou que há possibilidade do restabelecimento de negociações, que, evidentemente, exigem da categoria organização e mobilização”, avaliou José de Campos Ferreira, diretor do SINDISPREV-RS.

O sindicato conseguiu a confirmação de Gabas sobre a mudança do código 28, utilizado para desconto dos dias parados, para o código de greve. O ministro disse que segue tentando com o Ministério do Planejamento o reembolso dos trabalhadores descontados pela greve de 2009. O SINDISPREV-RS está reunindo servidores em todas as Agências da Previdência Social (APS) do Estado para que ocorra uma grande manifestação da categoria nos dias 15 e 16 de setembro. “Não existe serviço público de qualidade sem a valorização do trabalhador através de um salário digno e a retomada de direitos retirados nas últimas décadas”, disse Giuseppe Finco, diretor do SINDISPREV-RS.