Garis param transbordo na Lomba do Pinheiro e se preparam para greve dos municipários no dia 02 de junho

Os servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre paralisaram as atividades no Transbordo da Lomba do Pinheiro, na zona leste da Capital, na manhã dessa segunda-feira (26). O ato, que teve reflexo no recolhimento do lixo em várias regiões da cidade, é o início da mobilização que resultará na greve de todos os municipários, a partir do dia 02 de junho.

Em sintonia com as demais categorias de servidores públicos municipais, os trabalhadores do DMLU são alvo de descriminalização e assédio moral pelas chefias e prefeitura de Porto Alegre. A terceirização do sistema de coleta de lixo é um exemplo do descaso com a população e os servidores. Não por acaso, a prefeitura foi investigada pela chamada “Máfia do Lixo”.

A pauta dos garis, que passa por melhores condições de trabalho e salários dignos, vai ao encontro das reivindicações históricas de outras categorias do serviço público municipal.

No dia 29 de maio, os municipários realizam uma assembleia-geral e unificada quando será deflagrada a greve a partir do dia 02 de junho.