Gênero e Raça no sindicato, nas ruas e através da arte

O ano de 2019, apesar de não ter sido fácil, foi encarado com bravura por quem já está na luta há muito tempo e não solta a mão de ninguém. Veja a retrospectiva dos principais momentos da Secretaria de Gênero e Combate à Discriminação Racial do SindisprevRS neste ano.

>> No sindicato

O auditório do sindicato foi cenário de importantes debates promovidos pela Secretaria, como “Da nossa raiz nasce a resistência”, sobre empoderamento da mulher negra; “A história que a história não conta”, sobre a resistência negra no Rio Grande do Sul e o papel da mulher negra na sociedade; e a roda de conversa “Basta de violência à mulher”, que tratou da violência doméstica e feminicídio.

"A história que a história não conta" com os palestrantes Douglas Lopes, estudante de história da UFRGS, e a historiadora Heliana Hemetério.

Roda de conversa "Basta de violência à mulher".

Intervenção artística do Movimento Meninas Crespas, "Da nossa raiz nasce a resistência".

>> Nas ruas

As mulheres foram às ruas em março, pelo dia Internacional da Mulher. O ano começou doloroso, com índices altíssimos de violência e feminicídio. A Secretaria de Gênero e Raça atuou com distribuição de materiais informativos e adesivos contra a violência, e ocupou o largo Glênio Peres no dia 8 para falar sobre o que é ser mulher, negra e trabalhadora nesse Brasil tão desigual, além de denunciar o projeto de reforma da previdência.

Banca de distribuição de materiais e diálogo com a população no Largo Glênio Peres.

>> Através da arte

A Secretaria tem construído boas parcerias pelo seu caminho. Em 2019, grupos parceiros trouxeram importantes debates através da arte. Um deles foi o Movimento Meninas Crespas, que está lado a lado com a secretaria desde 2018. Em novembro deste ano, o grupo apresentou-se no Qavah – Espetáculo de Dança, tratando sobre a força, a resiliência e a esperança do povo nordestino. Nas palavras do movimento, a atividade “proporcionou que cerca de 44 jovens e adultos fossem ao teatro, não apenas como plateia, mas como protagonistas, subindo ao palco e mostrando toda sua arte negra.”

Movimento Meninas Crespas.

A Secretaria também foi parceira para a realização do 1º Festival Conexões Literárias, em outubro deste ano. De acordo com os organizadores, o evento foi “a literatura pela literatura, pensada por quem é da periferia para quem é da periferia”. O evento contou com oficina de escrita criativa, roda de conversa, slam (campeonato de poesia), que definiu os representantes gaúchos para o Slam BR, em São Paulo: Jamile Santos e Jovem Preto Rei. Também houve show com Cristal Rocha e Bruno Negrão, dois grandes expoentes da cultura do slam.

Organizadores e participantes do 1º Festival Conexões literárias.

As mulheres que compõe a Secretaria de Gênero e Combate à Discriminação Racial do SindisprevRS no triênio 2016-2019 são Ana Maria Batista Tolentino, Nilza Chagas e Samantha Nervo Otero.