Gerentes Executivos e Superintendência de São Paulo mantêm trabalho remoto em defesa da vida

No Rio Grande do Sul, gestores insistem em uma postura irresponsável e colocam servidores em risco de morte.

Em meio ao caos na saúde pública no Rio Grande do Sul, que está em bandeira preta, uma decisão da Superintendência I de São Paulo deixou clara a irresponsabilidade dos gestores gaúchos do INSS.

Em comunicado enviado para todos os servidores, via WhatsApp, os Gerentes Executivos e SR informaram decisão de manter em trabalho remoto integral os servidores que não estejam diretamente envolvidos nos atendimentos de perícia e serviço social até dia 30 de março, inclusive estagiários, enquanto vigorar a bandeira vermelha e roxa no estado paulistano.

Essa decisão chama atenção, pois no RS os gerentes e a superintendência não têm se comprometido com a segurança dos trabalhadores e dos usuários do INSS. Ontem, quinta-feira, a APS Bagé foi interditada, após um surto de COVID-19 que contaminou cinco trabalhadores, inclusive a gerente da agência.

Em uma ação alinhada com a política irresponsável e criminosa do governo Bolsonaro, os gestores gaúchos permanecem fazendo pressão contra os servidores, intimidando os trabalhadores do Instituto com variados tipos de ameaças, obrigando os subordinados a comparecer presencialmente, mesmo sem o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.

Esses gestores estão em desacordo com a vontade dos demais trabalhadores que, reunidos em assembleia no último sábado, 6 de março, estabeleceram o retorno ao trabalho remoto a partir da última segunda-feira (8). Como resultado, a agência de Pelotas e Bagé apresentaram casos de contaminação e somente fecharam as portas, por conta do contágio.

Quantos servidores terão de se contaminar e até morrer para que os gestores gaúchos se deem conta da gravidade da pandemia aqui no Estado?

Somente no RS, mais de 14 mil mortes foram registradas desde o registro da primeira morte por COVID-19 no RS em 11 de março de 2020. Exigimos a vacinação dos servidores que irão trabalhar no suporte e ao serviço essencial. Sem isto, o Instituto será um agente colaborador da disseminação e contágio em massa da população, dada a alta circulação de usuários dos grupos de risco, todos os dias em nossas agências.

O SindisprevRS orienta que os trabalhadores permaneçam em trabalho remoto, conforme decisão da assembleia, e afirma que o respaldo para essa permanência será dado pela entidade. Orientamos que os trabalhadores que sofrerem qualquer tipo de pressão ou ameaça de seus superiores, entrem em contato conosco para tomarmos as devidas providências.

Os servidores do Estado do Rio Grande do Sul, exigem que as medidas tomadas pela SR do Estado de São Paulo sejam imediatamente aplicadas pela Superintendência Regional Sul e pela Direção Central em todo o Brasil.