GESTÃO: Previdência transfere renda para Região Centro-Oeste

Boletim Estatístico demonstra pagamento de 1,4 milhão de benefícios na região

Brasília – A Previdência Social transferiu para a economia da Região Centro-Oeste, em fevereiro de 2010, R$ 828,3 milhões em benefícios previdenciários. Esse valor corresponde a 1,4 milhão de benefícios emitidos para pagamento nesse mês. Os indicadores previdenciários da região constam do Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS) – Região Centro-Oeste, já disponível para consulta na página do Ministério da Previdência Social (MPS).

Os dados demonstram a importância da Previdência Social na distribuição de renda entre as regiões brasileiras, assegurando a sobrevivência de milhões de famílias e impactando positivamente o desenvolvimento econômico dos estados da região.

De acordo com o BEPS, os benefícios pagos às pessoas que vivem nos três estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal representam 4,8% dos benefícios previdenciários no Brasil. A Previdência Social pagou, em fevereiro, o total de R$ 17,1 bilhões em benefícios. Das unidades federadas da região, o estado de Goiás lidera em quantidade de benefícios emitidos: foram pagos 559,4 mil, no valor de R$ 308,45 milhões.

A Região Centro-Oeste se caracteriza pela predominância de benefícios previdenciários urbanos. Do volume total de pagamentos no mês de fevereiro, 980,6 mil (68,9%) foram nesse segmento, contra 443,4 (31,1%) mil rurais. É interessante constatar que, esses números, em termos proporcionais, muito se assemelham ao que foi pago pela Previdência em todo o País no mesmo período. Para a clientela urbana foram destinados 69,9% – R$ 18,9 bilhões – dos benefícios urbanos, sendo que os benefícios para o setor rural representaram 30,1% – R$ 8,1 bilhões.

A maioria dos benefícios na Região Centro-Oeste é igual a um salário-mínimo. Em fevereiro, de 1,4 milhão de benefícios pagos, 1,1 milhão (74,5%) tinha esse valor.

Também podem ser consultados no BEPS Centro-Oeste a evolução e quadros comparativos dos números da Previdência de cada unidade da federação da região com os globais do País, além de benefícios concedidos e emitidos por grupo de espécie e faixa de valor.

Esse é o segundo boletim da Previdência sobre essa região geoeconômica. O primeiro foi lançado em 2009, ano em que também foram divulgados indicadores das Regiões Norte, Sul, Sudeste e Nordeste.