Governo afirma que acordos podem ser descumpridos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez um apelo aos senadores para que vetem qualquer tentativa de aumento aos servidores públicos e de despesas da Previdência Social. Segundo Mantega, o governo tem conseguido manter os gastos com o funcionalismo dentro da normalidade, mas estes gastos não podem ser aumentados em virtude da crise. O ministro disse, ainda, que está muito preocupado com o projeto apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que derruba o fator previdenciário. O projeto está para ser votado na Câmara dos Deputados.

Durante depoimento na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Mantega afirmou que está pedindo a todos os senadores que votem contra a MP 441, que prevê o reajuste ao funcionalismo e a aposentados e pensionistas nas Carreiras do Seguro Social e da Seguridade Social e do Trabalho. A Medida Provisória ainda aguarda votação no Senado.

A categoria não vai aceitar mais esse ataque e, se for preciso, vai paralisar. As MPs 440 e 441 aguardam votação no Senado, mas as resoluções passaram a valer quando foram publicadas no Diário Oficial da União, em agosto. Assim, o que estava previsto de aumento para mais de 350 mil funcionários públicos federais passa a valer. A pendência são os três meses reajustados retroativos às MPs — que são esperados para o início de novembro — e ajustes que podem ser feitos por emendas.

Fonte:Correio Braziliense