Governo aumenta incentivos fiscais à iniciativa privada

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nessa semana o texto base da Medida Provisória 517. A MP do governo federal concede diversos incentivos fiscais à iniciativa privada. Entre elas, a redução para zero da alíquota do Imposto de Renda sobre rendimento de títulos privados de longo prazo emitidos por empresas não financeiras, pagos a beneficiário residente no exterior.

Para Giuseppe Finco, diretor do Sindisprev-RS, o discurso do governo federal sobre o enxugamento com investimentos, como o corte de R$ 50 bilhões do orçamento, é contraditório. O diretor lembra do sucateamento do serviço público, a falta de servidores, não realização de concurso público e a política econômica que diminui a capacidade de sobrevivência de boa parcela da população que ainda está na linha de pobreza.

“A realidade do projeto político e econômico que se faz presente desde o governo Fernando Henrique. O governo concede benefícios fiscais e tributários a grandes grupos da iniciativa privada, corta investimentos em saúde, educação, segurança, e ainda assim prega o discurso do fome-zero”, critica Finco.