Governo rompe acordo de greve e decreta avaliação de desempenho

O Governo Lula rompeu o acordo de greve e irá implantar a avaliação de desempenho, além disso, não corrigirá o valor dos pontos da GDASS em março. É uma decisão unilateral que impõem aos servidores do INSS mais trabalho, menos salário.
Na reunião do último dia 25/02, entre a Fenasps e os representantes do governo foi informado que:
1º – Não será paga a diferença de 80 para 100 pontos da GDASS prevista para março ou quando ocorresse a regulamentação da GDASS;
2º – O Governo regulamentará os critérios da produtividade independente da posição dos trabalhadores, que em suas plenárias e assembléias estaduais votaram contra a avaliação de desempenho por produtividade;
3º – Ameaçou com ajustes na carga horária de 30 horas, ou seja, ameçou os trabalhadores com a carga horária de 40 horas;
4º – RECUSOU-SE ENTREGAR A FENASPS A PROPOSTA DE REGULAMENTAÇÃO DA GDASS.A FENASPS e o SINDISPREV-RS alertam:
a) a regulamentação da produtividade, ao contrário de aumentar os salários pode reduzi-los. Porque uma parte substancial dos vencimentos ficará vinculada ao cumprimento de metas de produção a partir do IMA e a avaliação dos dirigentes do INSS, portanto, a regulamentação estabelece o perigo eminente de haver redução nos seus vencimentos a partir da primeira avaliação;
b) ao admitir a incapacidade do corpo gerencial do INSS o Dr. Dedilson, reforça a certeza da categoria que a regulamentação vai acirrar os conflitos nos locais de trabalho em que as chefias pressionadas pelos seus superiores, interessados exclusivamente em manter seus cargos e cumprir cegamente as determinações de Brasília, aumentarão as pressões sobre os servidores ainda mais que parte da avaliação é de caráter individual a ser feita pelas Chefias.

A FENASPS realizará reunião extraordinária da Diretoria Colegiada nos dias 1 e 2 de março a partir das 14 horas, quando será discutido os próximos passos do movimento.
– Não à redução salarial;
Plano de Carreira já;
Condições de trabalho;
Ampliação no número de vagas no concurso do INSS.

Fonte: Fenasps