Greve dos bancários cresce no Estado e no país

Os funcionários realizaram uma grande Passeata pelas ruas do centro de Porto Alegre nesta terça-feira (29/09). A concentração começou na Praça da Alfândega e prosseguiu até a esquina democrática..

Os bancários reivindicam melhores condições de trabalho, mais segurança dentro das agências e melhores remunerações, como reajustes salariais e plano de previdência complementar para toda a categoria.

Nas greves realizadas ultimamente, os bancos recorrem aos interditos proibitórios para abrir suas agências e intimidar o movimento grevista. Em muitos casos, a justiça acaba dando vitória aos trabalhadores, com o argumento de que a paralisação dos bancários não representa ameaça. Durante a paralisação foi registrado, em alguns estados, a presença da polícia, chamada para obrigar os trabalhadores a abrirem as agências, negando o direito constitucional de todo o trabalhador aderir à greve.

Na região de Porto Alegre, o crescimento acompanha o balanço geral. Agências da Caixa estão quase todas fechadas, no Banco do Brasil a paralisação é de 30% . O Banrisul paralisa 24 horas, para fortalecer o movimento e pressionar a direção do banco no dia da primeira rodada de negociações da pauta específica.Nos bancos privados, a adesão à greve é crescente. Nesta terça-feira (29/09), mais quatro agências paralisaram, todas no bairro Moinhos de Vento na Capital.