Greve Sanitária no INSS do Rio Grande do Sul: todos em trabalho remoto!

Não podemos tolerar mais mortes, a situação é gravíssima! A Assembleia Estadual dos servidores do INSS no RS, que aconteceu neste sábado (06), decidiu que não podemos trabalhar presencialmente nas agências diante de tamanha gravidade que atingiu a pandemia no estado, e dada a falta de cumprimento e observância aos protocolos sanitários por parte da Administração.

O INSS está aproveitando a pandemia para nos coagir a pactuar o trabalho por metas abusivas. O trabalho remoto para proteger nossas vidas é um direito nesse momento! Por isso orientamos:

> Mantenham-se em trabalho remoto e não pactuem metas.

> Aqueles que ainda estão no presencial, comuniquem suas chefias por e-mail que trabalharão de casa e solicitem acesso ao VPN e equipamentos.

> Informem ao sindicato todo e qualquer problema com acesso aos sistemas, equipamentos ou com registro de ponto diferente do trabalho normal para que o sindicato possa agir. Não pode haver desconto.

>>> Encaminhamentos da assembleia:

1. Cobrar os pontos pendentes na reunião com o INSS;

2. Complementar ação judicial contra a obrigação de pactuação com este ofício;

3. Denunciar os riscos de manter as unidades abertas para a população;

4. Pressionar pela realização de vistorias nos locais;

5. Manter decisão de greve sanitária, orientando a categoria a se manter em trabalho remoto;

6. Reivindicar que o código de quem se manteve em trabalho remoto seja considerado ponto normal de trabalho, não código de greve, visto que o trabalho será executado, só não nas unidades.

7. Desenvolver ações para unificar as pautas e as lutas da categoria.

A prioridade agora é proteger as vidas da nossa categoria, segurados e população. Estamos no pior momento: ultrapassamos 13 mil óbitos no RS, taxa de ocupação das UTIS em 100%, uma variante mais contagiosa circulando. Precisamos agir! O INSS precisa nos ouvir!