Informações da Saúde – Semana de 12/04 a 19/04

Informações Estaduais

Na sexta feira, 12 de abril, foi discutido em Audiência Pública no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, o projeto de parcerias para a construção, operação e manutenção do novo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que será construído na Avenida Érico Veríssimo, nº100.

Uma das características desse novo modelo apresentado, através de Parceria Público Privada (PPP), faz referência aos serviços de construção, equipamentos e apoio operacional denominado de ” bata cinza” de “bata branca”, os serviços médicos, enfermeiros e medicamentos. O evento presencial e virtual teve participação do CMS, entidades sindicais, servidores e usuários.

Durante a Audiência, os servidores públicos federias do Ministério da Saúde que estavam presentes, questionaram a terceirizações de mais de 90% das estruturas da Saúde de Porto Alegre, a precarização dos serviços, a exploração da mão de obra, e o montante de valores despendido pelo município, e valor da contrapartida pelas parcerias. O secretário municipal de saúde Fernando Ritter, informou que, quanto ao modelo de contratação de profissionais, vai permanecer exatamente igual ao que temos hoje, todos os estatutários e inclusive os trabalhadores da PUC serão mantidos no novo hospital.

Informações de Brasília

Nessa última semana, os servidores federais do Ministério da Saúde estiveram no Congresso Nacional, atuando junto aos parlamentares. As pautas abordadas nas conversas foram aquelas consideradas mais importantes pela categoria: a reestruturação da Carreira PST; a discriminação do governo na Proposta Termo de Acordo em relação aos aposentados e pensionistas; o reajuste de 0% em 2024; e a prática de etarismo na GEAP.

Saiba mais sobre as informações da Saúde nacional através do blog do Coletivo Mudança e Renovação: https://mudancaerenovacao.org/2024/04/22/resumo-da-semana-coletivo-mudanca-e-renovacao-saude/