Iniciativa do governo engana o trabalhador

O SINDISPREV-RS tem denunciado insistentemente o assédio moral contra os servidores públicos federais, um crime que deve ser combatido e punido pelos órgãos do governo. O assédio moral avilta o trabalhador, através da humilhação e de exigências que vão além ou aquém da sua função.

Não é a primeira vez que providências são exigidas para que isso não ocorra. O governo federal, por sua vez, lançou uma campanha de fachada com o suposto objetivo de que os trabalhadores tenham acesso direto à Ouvidoria do Servidor para denunciar esse tipo de abuso. Mas lançar o material, divulgar que vai torná-lo acessível e não permitir que ele chegue ao servidor é sinônimo de ineficiência ou má fé.

O papel em que há um espaço para que seja denunciado o assédio sofrido não saiu de Brasília. Dizer para o trabalhador que ele tem essa ferramenta e não disponibilizá-la é uma promessa ilusória, quase criminosa, pois cria falsas expectativas, que não serão cumpridas.

É o que acontece também com outro material que o governo distribuiu apenas no Distrito Federal. Igualmente vinculado à Ouvidoria do Servidor, promete que o que for escrito nas 12 linhas disponíveis, que pode ser qualquer “reclamação, sugestão, denúncia e elogio sobre assuntos relacionados a recursos humanos” chegará aos órgãos competentes. Porém, restrito o panfleto a Brasília, essa medida mostra-se não-cumprida.

O SINDISPREV-RS recomenda ao servidor que tenha sido vítima de assédio moral que procure seu sindicato. Que una-se à mobilização que representa toda a categoria, some à luta coletiva, dialogue. O SINDISPREV-RS está à disposição de todos os servidores dos Ministérios da Previdência, da Saúde e do Trabalho no Rio Grande do Sul para que, juntos, pressionemos o governo para que tome medidas preventivas e punitivas em relação ao abuso contra o trabalhador.