INSS: 23 anos e nada a comemorar

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) completou 23 anos nesta quinta-feira (27). Nada a comemorar, obviamente, sobre um instrumento utilizado como moeda política e barganha pelos últimos governos. Nada a comemorar frente à realidade de sucateamento, falta de servidores públicos e materiais de trabalho ultrapassados. Todas as deficiências, denunciadas há décadas pelo Sindisprev-RS, resultam numa situação escandalosa e deprimente: o abandono da população brasileira por parte do governo federal.

O INSS, enquanto braço político do governo, sempre ficou à mercê de mercenários do poder constituído, inclusive sendo relegado para interesses de promoção da previdência privada e grupos econômicos interessados no dinheiro do povo. Inadmissível que uma pessoa pene meses para conseguir um agendamento, perícia ou outros tantos serviços que deveriam ser ofertados de maneira mais rápida. Por sua vez, o governo federal criminaliza os servidores públicos, jogando a população contra os trabalhadores. Porém, sabem todos que a falta de funcionários é uma realidade a qual o governo não tem como esconder.

O mesmo que faz com os trabalhadores através do Fator Previdenciário, o governo aplica aos servidores públicos federais, através da Gdass, gratificação que cria disparidade entre ativos, aposentados e pensionistas. Hoje, e ao longo destes 23 anos, servidores públicos e população não têm oque comemorar, mas precisam continuar denunciando a vilania que é o Fator Previdenciários e outras políticas nefastas que empobrecem ainda mais os trabalhadores, os aposentados e boa parcela da população que contribui para a Previdência Social.

O Sindisprev-RS, que ao longo dos anos sai às ruas para denunciar estes ataques, reforça a necessidade de união entre os trabalhadores. As últimas manifestações realizadas no Brasil são demonstrações de que, somente unidos, os trabalhadores do país conseguirão acelerar demandas históricas que passam pela educação, saúde, previdência social e tantas outras.