INSS – Paralisação foi de 80% no RS

pinss_260608.jpg
Concentração na Agência Centro (ex-IPASE) em Porto Alegre.
pinss2_260608.jpg
Reunião de avaliação na Gerência Porto Alegre (Cristaleira).

Porto Alegre – A paralisação de 24 horas dos trabalhadores do INSS no RS fechou diversas agências no Interior e na Capital do Estado. Em Porto Alegre, cinco das sete agências paralisaram totalmente as atividades. No Interior, as principais cidades do RS paralisaram, entre elas as cidades de Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Ijuí, Santa Rosa, Três de Maio, Passo Fundo, Gravataí, Canoas/Esteio, Viamão, entre outras.

Na avaliação feita pelo SINDISPREV-RS a adesão foi de que 80% da categoria aderiu e paralisou as atividades. Em vários locais de trabalho houveram reuniões de discussão da proposta e avaliação do movimento, seguindo a orientação do dia nacional de luta proposto pela FENASPS. A direção do SINDISPREV-RS avalia que tamanha adesão deve-se a indignação da categoria com a proposta apresentada na quarta-feira (26), ao Comando Nacional/FENASPS pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Além de não contemplar a pauta de reivindicação apresentada pela Federação, a proposta aumenta a carga horária em duas horas, sem apresentar retorno financeiro real para os servidores.   Além disso, a proposta do MPOG falta com o respeito à categoria, no momento em impõe um curso de especialização, já que considera os servidores do INSS em todo o País despreparados para a função.
Ontem, durante a reunião de avaliação, os trabalhadores do INSS novamente rejeitaram a proposta e mantiveram o estado de alerta, aguardando novas orientações que serão deliberadas em Plenária Nacional.

Fonte: Imprensa SINDISPREV-RS