INSS suspende o atendimento nas agências, após sofrer pressão dos Sindicatos

O SindisprevRS oficiou à presidência do Instituto na última sexta-feira, informando que os trabalhadores iriam parar.

Após intensa pressão dos Sindicatos e entidades representativas dos servidores, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu os atendimentos presenciais nas agências de todo o país até o dia 30 de abril de 2020.

A Portaria nº 412, de 20 de março de 2020, foi publicada ontem, segunda-feira 23 de março, no Diário Oficial da União.

A medida visa a preservação da saúde dos servidores e suas famílias, ajudando a conter a propagação da COVID-19. Vale lembrar que o público do INSS, em sua maioria, é composto de idosos e doentes, população que faz parte do grupo de risco dessa terrível doença.

O SindisprevRS já havia oficiado as gerências executivas de todo o estado do Rio Grande do sul na semana passada, orientando a suspensão dos atendimentos. A direção da entidade também enviou ofício ao Presidente do INSS, Leonardo Rolim na sexta-feira 20 de março, em que informou ao Instituto que vinha orientando os servidores a não comparecer ao trabalho a partir desta segunda-feira (23), em virtude do INSS não oferecer condições adequadas e seguras para o exercício das funções.

Essa é mais uma vitória da luta dos trabalhadores e mostra que, unidos e organizados, conseguimos conquistar avanços importantes para todos, servidores e população em geral.

Mesmo em quarentena e com as atividades presenciais suspensas, o SindisprevRS continuará monitorando e acompanhando todos os movimentos da pandemia e do governo, visando a proteção da saúde de todos.

“Entendemos que toda a atividade do INSS deve estar focada para a análise de benefícios assistenciais, auxílios-doença, pensão por morte, salário maternidade e aposentadoria por invalidez, garantido que as rendas desses benefícios cheguem a quem mais precisa” disse Thiago Manfroi, diretor do SindisprevRS que reforçou que a entidade irá trabalhar pela suspensão da cobrança por produtividade e aferição de metas durante esse período de quarentena.

Permaneçam em casa e nos acompanhem nas redes sociais e no site do sindicato.

Baixe o ofício em : Ofício Paralisação-Presidência.pdf