51 3284-1800

SindisprevRS OF

Instituto de Cardiologia começa distribuir senhas à noite

COMPARTILHE:

Após centenas de pessoas, inclusive idosos, passarem a madrugada de terça-feira na rua, a direção do Instituto de Cardiologia decidiu antecipar a distribuição de fichas. As senhas são necessárias para o agendamento de exames e consultas realizadas pelo SUS. Deste modo, a entrega das fichas começou a ser feita durante a noite do dia 27, na tentativa de amenizar os transtornos causados aos centenas de pacientes e familiares que buscam atendimento.

Na manhã de quarta-feira (28), a movimentação no ambulatório parecia tranqüila em comparação com o mesmo horário do dia anterior, quando a indignação foi grande entre os pacientes. Mesmo assim, algumas pessoas aguardaram cerca de oito horas para conseguir agendar as consultas. Uma moradora de Canela, chegou ao hospital às 6h para pegar uma senha para a consulta do filho, de 3 anos, que tem uma doença cardíaca, e não tinha previsão de conseguir isto antes das 14h.  

Segundo o chefe da Cardiologia do Ambulatório do SUS do Instituto de Cardiologia, Eros Magalhães, a distribuição de senhas durante a noite permanecerá até que a procura diminua. A diretora do SINDISPREV-RS, Dinara Del Rio, diz que a distribuição de senhas para o atendimento aos pacientes do SUS não resolverá o problema, ao contrário, intensifica a ansiedade dos usuários criando incertezas e expectativas.  Dinara lembra que um atendimento cardiológico dever ser o mais imediato possível para que faça o diagnostico e encaminhe exames necessários ao tratamento.

O Instituto de Cardiologia realiza cerca de 25 mil consultas pelo SUS. O agendamento é feito duas vezes por ano. “Apesar da ansiedade de muitos pacientes em conseguir marcar as consultas e os exames, o serviço continuará até a metade de maio”, afirmou o chefe da cardiologia.

 
Com informações do Jornal Correio do Povo

CONTEÚDOS