Lanceiros Negros Estão Vivos – uma ocupação por moradia e liberdade – Documentário

Foto: Divulgação

Madrugada de 23 para 24 de maio de 2016, no Centro de Porto Alegre. Policiais bloqueiam todas as ruas que dão acesso à Ocupação Lanceiros Negros, para cumprir uma controversa reintegração de posse solicitada pelo Governo do RS. Na rua, apoiadores se mobilizam contra a ação de despejo. Dentro do prédio, lanceiros negros estão determinados a resistir, enquanto um coletivo de advogados tenta suspender a reintegração na Justiça.

O documentário reconstitui, através de depoimentos e imagens, o que aconteceu naquela noite que culminou ao amanhecer com uma vitória temporária, porém histórica de famílias que lutam por direito à moradia e liberdade.

A Ocupação Lanceiros Negros existe desde novembro de 2015 em um prédio do Centro de Porto Alegre, de propriedade do Estado do Rio Grande do Sul. Agora, foi revogada a decisão liminar que, em maio, suspendeu a ordem de reintegração de posse. A qualquer momento, o Estado pode querer resgatar o cenário de terror da madrugada retratada no filme.

Veja o documentário na íntegra aqui.

Com informações do Sul 21.