Marcha dos Sem exige responsabilidade dos governantes com a Saúde

Quase cinco mil  pessoas ligadas a movimentos sociais e entidades representativas participaram ontem, 27 de outubro, da 16ª Marcha dos Sem, em Porto Alegre. A  atividade teve o objetivo de reivindicar pontos importantes para o conjunto da Classe Trabalhadora, como a distribuição de renda com geração de emprego e mais investimentos em Saúde.

A marcha percorreu as avenidas Farrapos, Alberto Bins, Salgado Filho, Borges de Medeiros e Jerônimo Coelho, realizando paradas em frente a prédios simbólicos como o do Ministério da Saúde e o do Cristaleira, que abriga a sede do INSS, chegando até a Praça da Matriz.

O Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) também realizou Mobilização. O SINDISPREV se integrou à manifestação, pois existem diversas demandas em torno das quais a entidade tem atuado, seja pela Luta Nacional contra o PL 540 (que coloca a possibilidade de não haver por 10 anos reposição salarial aos trabalhadores Públicos Federais) ou o PL 2203, que coloca uma gratificação apenas aos trabalhadores da Seguridade Social no valor de R$ 217, e aos Aposentados menos da metade deste valor.

Aproveitando o momento em que Tarso Genro chegou até a praça (foto), a Comissão dos Trabalhadores Demitidos da FUGAST e o SINDISPREV abordaram o governador, exigindo dele um posicionamento e a agenda de pagamento das Rescisões Contratuais. Ainda falamos com deputado Raul Pont (PT).

“Nossa principal reivindicação é a de que haja agilidade na agenda de pagamento, até pelo fato de que pelo nosso conhecimento chegam a 70% os trabalhadores demitidos que já se habilitaram para o recebimento daquilo a que têm direito”, disse Joel Soares, diretor do Sindicato