Médicos conseguem derrubar redução de salário prevista na MP 568

A mobilização dos médicos servidores públicos federais, que fizeram protestos nessa terça (12) em todo o país, conseguiu fazer o governo federal recuar na MP 568 que reduziria em 50% os salários da categoria. Representantes do governo, como a ministra Ideli Salvati (Relações Institucionais), admitiram que houve erro e que uma emenda vai recompor as jornadas, garantindo os valores conforme os contratos.

No Congresso, líderes do governo se comprometeram em trabalhar para retirar a categoria da MP 568/2-12. Outro ponto a ser retirado é a redução da insalubridade e periculosidade, que atinge todos os servidores federais. Editada no dia 14 de maio, a MP interfere na remuneração dos médicos servidores federais e desfigura também a jornada de trabalho. Médicos que têm hoje uma jornada de 20 horas semanais, ao ingressar na carreira teriam que cumprir 40 horas semanais pelo mesmo valor.

Correio O SUL, pág. 4.