Melo abre portas para ampliar privatizações em Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, dá continuidade à política de Marchezan com privatizações e parcerias público-privadas na capital.

Em 18 de agosto, o Conselho Gestor do Programa de Parcerias do Município, com sua autorização, permitiu a estruturação de projetos de desestatização de diversas instituições e espaços públicos, como o HPS e HMIPV, trechos 2 e 3 da Orla do Guaíba, Usina do Gasômetro, Aeromóvel, Museu Joaquim Felizardo, entre outros. A determinação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre, que também aponta que já estão em curso concessões de espaços como Auditório Araújo Viana e Parque Harmonia.

Foi retomada a proposta de privatização do Hospital Presidente Vargas, que seria alvo de parceria público-privada, com concessão que resultaria em mudança de localidade. Já o Pronto Socorro passaria pela concessão, mudando de CNPJ e mantendo a sede atual. Agrava a situação que em momento algum essas propostas passaram pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre.

O prefeito também está empenhado em aprovar na Câmara dos Vereadores o projeto de privatização da Carris, companhia de transporte mais antiga do Brasil.

A população e os servidores só têm a perder com as desestatizações, que impõem a lógica privada em espaços e instituições públicas que hoje garantem direito à saúde, lazer, cultura e transporte. Não podemos aceitar!

#EmDefesaDoServiçoPúblico
#SaúdeNãoéMercadoria