Ministério da economia divulga dados alarmantes sobre a saúde do servidores federais

Pesquisa sobre trabalho remoto aponta que 1.565 servidores estão com COVID-19.

Um balanço divulgado em primeiro de julho na página do Ministério da Economia, aponta que 49% dos servidores federais civis ( 79.641 pessoas) estão em trabalho remoto, mas o que chama atenção é que entre eles, 1565 estão com covid-19.

Os dados foram coletados entre 22 a 26 de junho, junto às unidades de gestão de pessoas dos servidores públicos federais civis através da pesquisa semanal da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.

Esse número alarmante de servidores infectados, divulgados pelo próprio Governo Federal, são um importante indicativo de que o trabalho remoto se faz necessário enquanto não atingimos o pico da contaminação. A presidência do INSS tem um plano de volta ao trabalho presencial em 13 de julho, mas enfrenta forte resistência da categoria que está se mobilizando pela manutenção do trabalho remoto e o distanciamento social, para impedir uma rápida propagação de contágio pelo coronavírus.

Com a divulgação desses dados, os representantes da categoria tem mais um forte argumento para barrar o plano de reabertura do Instituto que insiste em ignorar as estatísticas que mostram avanço do covid-19 no Brasil.

No final de semana, Porto Alegre permaneceu em bandeira vermelha e o prefeito da capital, Nelson Marchezan Jr, sancionou leis com regras mais duras para manutenção do distanciamento social, publicadas em edição extra do diário oficial na madrugada de domingo para segunda-feira. As novas regras valem a partir desta terça-feira (7), e prevem a redução de espaços para estacionamento e suspensão de vale transportes, entre outras medidas.

Fique atento às informações do Comando de Mobilização do SindisprevRS que passará novas orientações para a categoria.

O INSS não pode reabrir nesse momento e sua participação fará essa luta mais forte.