Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Sistema Único de Assistência Social e audiência sobre crise nos hospitais reúnem cerca de mil pessoas na Assembleia Legislativa
O SindisprevRS e diversos sindicatos e instituições ligados à área da saúde participaram nesta quarta-feira (07), de duas discussões na Assembleia Legislativa. Juntos, os dois eventos reuniram cerca de mil pessoas em defesa da saúde e seguridade e assistência social.
No Espaço da Convergência, ocorreu uma audiência pública para tratar da crise de financiamento e a intervenção dos municípios em hospitais do interior do Estado. Na reunião foi apresentado um histórico dos últimos dois anos mostrando embates com o governo devido a cortes e atrasos dos repasses de recursos. Também foi apresentada uma pesquisa sobre a situação dos hospitais gaúchos: 91% têm recursos referentes a programas para receber do Estado, 46% tiveram que demitir pessoal, 43% diminuíram as internações, 44% atrasaram salários e 71% não pagaram em dia os honorários médicos.
No final do encontro, foi aprovado um documento, que tem como objetivo restabelecer o diálogo entre o Executivo e os representantes dos hospitais filantrópicos para que possam resolver o problema. O documento foi entregue no Palácio Piratini com o pedido para que seja feita uma reunião com o governador José Ivo Sartori a fim de tratar da crise da saúde.
Já no Teatro Dante Barone, também na Assembleia Legislativa, O Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) reuniu trabalhadores, gestores, entidades e usuários em um seminário. Os professores de economia Carlos Nelson dos Reis e Berenice Rojas Couto, do Serviço Social da PUCRS falaram sobre a conjuntura econômica do país e seus reflexos na política social. Foram defendidas as conquistas da política de assistência social no país e a manutenção dos mesmos, alertando a sociedade sobre os projetos que promovem o retrocesso do setor, que afetam a garantia de direitos, os serviços, os benefícios, os recursos orçamentários e o quadro de recursos humanos.
Após o seminário e a audiência, os participantes se reuniram em um ato público em frente ao Palácio Piratini, após fizeram uma passeata até a Esquina Democrática.
O SindisprevRS apóia e tem participado de diversas mobilizações em defesa de direitos das conquistas do trabalhador e da sociedade.
LUTAR, LUTAR, LUTAR