Mobilização no centro da capital marca Dia Nacional dos Aposentados e protesto contra Reforma da Previdência

A terça-feira(24) foi de mobilização e protestos na esquina Democrática, no centro de Porto Alegre, pelo Dia Nacional dos Aposentados e contra a Reforma da Previdência. Servidores e aposentados distribuíram panfletos explicativos sobre as medidas que compõem a reforma e também sobre a auditoria da dívida pública, que obriga estados a sangrar o serviço público como única saída para saldar o pagamento da dívida, acabando com setores estratégicos para a economia, bem como destruindo com sucateamento o serviço público, precarizando e terceirizando o que é de direito do cidadão.

Em tenda montada na esquina Democrática, o sindicato denunciou a retirada de direitos dos trabalhadores, que vai limitar o direito à aposentadoria e ampliar o tempo de contribuição de forma a inviabilizar a aposentadoria da maioria dos trabalhadores, que não conseguirão se aposentar antes de morrer. Além disso, dúvidas sobre a reforma da previdência e diversas questões relativas à aposentadoria foram respondidas pelos diretores do SindisprevRS.

Representantes da Auditoria Cidadã da Dívida Pública e do CPERS Sindicato também participaram da mobilização conclamando a população a se unir aos protestos já que a reforma da previdência e as medidas tanto do governo Temer, quanto Sartori afetarão diretamente toda a sociedade.

Berê, representante do CPERS Sindicato;  Amauri Perusso, membro da Auditoria Cidadã e Ana Lago, diretora do SindisprevRS e da FENASPS.

A atividade, foi uma iniciativa da Secretaria dos Aposentados do SindisprevRS para marcar o Dia Nacional dos Aposentados e os 94 anos da Previdência.