Mobilizações de servidores marcam a terça-feira na capital

SindisprevRS participou nesta terça-feira(13) da mobilização promovida pelo SIMPA no centro da capital contra o atraso do pagamento de salários de dezembro e também da falta de pagamento do 13º salário dos servidores públicos de Porto Alegre. O grupo, que reuniu municipários, estudantes e movimentos sociais, se reuniu em frente à prefeitura de Porto Alegre.

Ao lado, no largo Glênio Peres, servidores do estado, que também estão com salários atrasados e parcelados, também fizeram mobilização em protesto ao pacote do Governo Sartori, que pretende entre outras medidas, extinguir 9 fundações e acabar com a necessidade de plebiscito para vender empresas como CEEE e Sulgás. Se for aprovado, o pacote vai deixar mais de 1200 trabalhadores desempregados em pleno fim do ano, além de piorar a situação econômica do estado, já que tanto as empresas, como as fundações fazem girar e alavancar a economia.

Conforme Dinara Del Rio, diretora do SindisprevRS, ao longo do protesto, que foi pacífico, houve repressão desnecessária da BM: "Os prédios no primeiro momento foram atingidos pelas balas de borracha que resultaram também em estilhaços aos manifestantes, mas que atingiram também pessoas que transitavam próximas aos pontos de ônibus na av. Borges de Medeiros", relata.

A mobilização dos trabalhadores das 3 esferas se reuniu milhares de pessoas no final da tarde, em ato na Esquina Democrática, contra a aprovação da PEC 55, a chamada #PecDoFimDoMundo, que congela investimentos por 20 anos. O grupo também foi duramente atacado pela Brigada Militar, que mesmo sem reação dos manifestantes, jogou bombas atingindo aleatóriamente também quem transitava no centro no final da tarde.

O SindisprevRS apoia todos os movimentos de servidores municipais, estaduais e federais, bem como de trabalhadores da iniciativa privada e rural, movimentos estudantis e sociais na luta contra os desmandos dos governos.