51 3284-1800

SindisprevRS OF

Mobilizações na França mostram que reformas na previdência pública devem ser enfrentadas nas ruas

COMPARTILHE:

Desde o início do ano, os franceses criticam o presidente Nicolas Sarkozy sobre a proposta de Reforma da Previdência que, entre outras mudanças, aumenta a idade mínima para aposentadoria de 60 para 62 anos. Ontem, 2,5 milhões de trabalhadores saíram às ruas das principais cidades francesas contra a reforma imposta pelo governo conservador. O governo da França, que enviou a proposta ao parlamento, alega que é preciso equilibrar as contas das aposentadorias e reduzir o déficit público. A mesma retórica é usada pelo governo Lula. Aqui no Brasil, a equipe econômica e técnicos do ministério do Planejamento estudam uma nova Reforma da Previdência, ainda obscura para trabalhadores e aposentados, que pode ser enviada ao Congresso até o final do ano.

 
“Quando Sarkosy era candidato à presidência, em 2007, sequer mencionou que atacaria direitos dos trabalhadores para remediar questões econômicas a curto e médio prazo. A população francesa tem a nossa solidariedade. Nós, brasileiros, em meio às eleições, também devemos ir às ruas quando o governo enviar para o Congresso Nacional as medidas de reforma da previdência, que hoje são discutidas a sete-chaves no ministério do Planejamento”, diz Giuseppe Finco, diretor do SINDISPREV-RS.
 
A exemplo do que vem ocorrendo na França, Romênia, Grécia e outros países europeus, o trabalhador brasileiro mostra a sua força e inconformidade a medidas austeras com greves, paralisações e protestos. “É nas ruas, assim como nas urnas, que se ampliam as conquistas dos trabalhadores. Temos que ficar atentos à minirreforma previdenciária que se desenha no escuro do Palácio do Planalto”, alerta Finco.
 
Na sexta-feira (10), às 10h, aposentados e trabalhadores vão realizar um ato público na agência do INSS do bairro Partenon, na avenida Bento Gonçalves, 867.

MAIS NOTÍCIAS

Porque a proposta de acordo do governo deve ser rejeitada

REDES SOCIAIS

AVISOS

CONTEÚDOS