O fórum dos Servidores Públicos Federais, reunido de forma ampliada no dia 10 de agosto, em Brasília, com a presença de 14 entidades nacionais e dezenas de sindicatos de base, manifesta seu repúdio ao Ministro da Saúde interino, Ricardo Barros, pela publicação da Portaria 1482 de 04 de agosto.
A portaria estabelece no âmbito do Ministério da Saúde grupo de trabalho para discutir a criação de "planos de saúde populares".
Essa medida dá início de forma efetiva ao desmonte do Sistema Único de Saúde.
Desde seu primeiro pronunciamento o ministro interino Ricardo Barros deixou explícita sua intenção de desmontar o SUS, afirmando que o mesmo não cabe no Estado, em flagrante desrespeito à Constituição Federal, que garante o direito à saúde a todos os brasileiros.
O Fórum reafirma que o SUS deve ser do tamanho do Brasil e que as políticas públicas do Estado brasileiro, através do Ministério da Saúde, devem ser de aprimoramento e expansão do sistema, combatendo o subfinanciamento, a terceirização, a privatização e a precarização do trabalho, respondendo aos anseios da população brasileira que deseja uma saúde pública e universal de qualidade.