Moradores do extremo sul de Porto Alegre são desafiados por falta de esgoto e pavimentação

A ausência de pavimentação em ruas e calçadas e alagamentos por falta de esgoto que leve a água das chuvas são alguns dos problemas que atingem milhares de moradores dos bairros Lami, Lajeado, Vila dos Sargentos e Campo Novo. No extremo sul de Porto Alegre, as comunidades reivindicam o básico. Asfalto e pavimento, além de saneamento básico. “É um absurdo saber que pouco mais de 160 mil moradores de Porto Alegre têm esgoto tratado. E, justamente, são as comunidades mais distantes da região central da cidade são esquecidas pela prefeitura”, disse Joel Soares, diretor do Sindisprev-RS e presidente da Cooperativa Habitacional Clara Nunes.

Nessa semana, os moradores estiveram reunidos com o diretor em exercício do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). “Na próxima semana, um grupo de técnicos vai visitar as ruas das comunidades”, garantiu Sérgio Zimermann. “Se no dia 22 de setembro estiver chovendo, os técnicos vão sofrer na pele o que crianças, homens e mulheres vêm passando nas últimas décadas”, ressaltou Soares.

De acordo com o Ministério da Saúde, a falta de esgoto e saneamento é responsável por 65% das internações hospitalares. Nesse caso, as principais vítimas são as crianças, que muitas vezes contraem enfermidades graves. Em Porto Alegre, apenas 11% da população têm o esgoto tratado.