M&R amplia suas forças na Fenasps após eleição no XVI Confenasps

Em uma acirrada eleição, que escolheu a diretoria da FENASPS para o próximo triênio (2023-2026), o coletivo Mudança e Renovação (M&R), apoiado pelo SindisprevRS, foi a única chapa que conseguiu ampliar o número de membros, a princípio de 15 para 18, aumentando a proporcionalidade dentro da direção colegiada que comanda a Federação. A votação ocorreu durante a décima sexta edição do Confenasps, entre os dias 26 a 29 de outubro, no Centro de Convenções Circuito das Águas em Serra Negra (SP).

A chapa 3 do Mudança e Renovação, obteve 655 votos, o que corresponde a 38% do total de votos. A chapa 1 – Avançar nas Lutas – alcançou 191 votos ou 11% do total de votos. A chapa 2 – FENASPS Sempre na Luta – teve 785 votos, ou seja, 45% do total. Já a chapa 4 – Independentes de Santa Catarina – ganhou 103 votos, correspondendo a 6% de todos os votos. Ainda houve 49 votos em Branco (3%) e seis votos Nulos (0%). No total foram 1.789 votos.

Mesmo enfrentando uma certa desorganização, a categoria acompanhou a programação do evento com grande interesse. Na sexta-feira (27), ocorreu a mesa de “Análise de Conjuntura Internacional e Nacional – crise econômica e as consequências para os trabalhadores e trabalhadoras”. Ainda nesse dia foram realizadas as apresentações e defesas de teses de cada chapa participante da eleição e o painel “Transformação do Mundo do Trabalho e o Futuro do Serviço Público”. No dia 28, sábado, ocorreram os Trabalhos de Grupos e a plenária final onde a categoria aprovou o plano de lutas com resoluções que vão nortear a luta política para o próximo período. Essas resoluções serão divulgadas posteriormente.

No domingo (29) foi realizada a votação para eleger a composição da nova diretoria e a divulgação do resultado. O XVI Confenasps contou a presença de aproximadamente duas mil pessoas, sendo 400 representando o SindisprevRS.