Nota de esclarecimento à população gaúcha

O SindisprevRS (Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no RS) vem por meio deste prestar esclarecimento sobre o episódio ocorrido na manhã desta terça-feira, 19, na Agência do INSS do Bairro Partenon, em Porto Alegre, e amplamente divulgado pela mídia local.

É necessário esclarecer que a confusão gerada nesta agência, devido a uma queda do sistema de atendimento por falta de internet, e enquanto uma fila de cerca de 50 pessoas aguardava para realizar perícias, é reflexo do processo de sucateamento da Previdência Social.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sofre um desmonte. O número de servidores é insuficiente para atender à demanda. A estrutura física, por sua vez, não garante sequer os recursos mínimos para a realização do trabalho.

O resultado destes fatores é um atendimento mais demorado e de menor qualidade. Além disso, são péssimas as condições de trabalho dos poucos servidores que precisam dar conta de toda a demanda, e estão geralmente sobrecarregados.

Ao invés da realização de concurso público, que garanta mais funcionários, as saídas apontadas pelo governo são o fechamento de agências e a redução dos serviços que nelas são prestados. Além disso, criam aplicativos na internet, como “Meu INSS”, que dificultam o acesso da população ao serviço.

A Reforma da Previdência tem sido, nos últimos 2 anos, o principal projeto dos governos para a Previdência Social. Ignorando os reais problemas da Seguridade Social, investem em uma medida que vai restringir o acesso do trabalhador e da trabalhadora a benefícios como auxílio-doença e aposentadoria.

A política proposital de sucateamento do INSS e o descaso com este serviço que é direito da população devem ser amplamente denunciados. É responsabilidade do governo, de seus ministros e dos gestores indicados por eles a garantia das condições básicas para uma estrutura e um atendimento de qualidade.

Link da matéria: