Nota de repúdio à irresponsabilidade com a população e à falta de respeito com o servidor!

Dia 8/9, governo determina abertura de agências do INSS sem sistema de gestão de benefícios por incapacidade.

É vergonhosa a atitude do INSS ao decidir pela abertura das Agências no dia 8/9 (conforme comunicado do Instituto emitido no dia 6/9); mas sem parte importante dos sistemas, o que deixa o servidor de mãos atadas para atender a população. A decisão de parada programada da DATAPREV (comunicada no calendário do Instituto), impossibilita a prestação de qualquer serviço englobado por esses sistemas à população, podendo gerar confusões e custos de deslocamentos infrutíferos por parte da população, que já sofre na fila.
Soma-se a isso a desigualdade no tratamento aos servidores, tendo em vista a dispensa dos peritos médicos federais que trabalham presencialmente e participam do Programa de Gestão e Desempenho da Perícia Média Federal do cumprimento de sua meta diária ordinária. Tal disparidade ocasiona problemas maiores ao serviço, pois há uma grande interdependência entre atendimento e perícia nas agências.
Sendo assim, a decisão do INSS afronta a isonomia do tratamento do trabalhador no serviço público. Além disso, causará um grande impacto financeiro, pois ocorrerão gastos inúteis com transporte e energia elétrica, por exemplo, de servidores que não poderão produzir.
Enquanto isso, a cobrança ao servidor continua, sem que se ofereçam mínimas condições de trabalho: vários profissionais administrativos estão ligados à programas de gestão de benefícios por incapacidade e não poderão pontuar. Os servidores administrativos, assim como os peritos, não podem ser prejudicados pela ingerência do INSS!