Nota de repúdio a Jair Bolsonaro.

Em virtude das declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ), no último dia 28 ao programa CQC, da tevê Bandeirantes, o núcleo de Gênero e Raça do Sindisprev-RS vem se posicionar contra a postura do parlamentar. As declarações infelizes expressas pelo parlamentar (se é que podemos chamar de parlamentar) revelam o fascismo e a intolerância através de discursos homofóbicos, machistas e racistas.  É inadmissível que nos dias de hoje tenhamos representantes no congresso que legitimem tais práticas. O deputado, que perguntado no programa pela artista Preta Gil sobre o que faria se o filho dele se apaixonasse por uma negra, respondeu de forma truculenta: “Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro este risco, pois meus filhos foram muito bem educados, e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o seu”. Além de expressar profundo racismo, o deputado usou de comentário machista, reprimindo a liberdade sexual da mulher, postura evidenciada em Preta Gil, em seus programas.

O racismo de Bolsonaro é um recado a todos os trabalhadores oprimidos pelo desrespeito às leis, pela falta de emprego, salário digno, saúde e educação. O racismo não é apenas com relação à raça, propriamente dito; tampouco a homofobia. Na verdade, são pensamentos e atos de uma elite que trata a população como uma casta inferior, subjugada pela raça, pelas questões econômicas e por tantos outros atos de discriminação.

“A punição judicial e a perda do mandato dessa criatura são questões básicas para que possamos nos valer de um Estado Democrático de Direito. A redemocratização do país deve ser plena. Assim como defendemos a prisão de torturadores, exigimos que Bolsonaro, que defende coronéis e generais que mataram centenas de pessoas nas décadas de 60 e 70, seja preso, cumprindo-se a legislação que trata o racismo como um crime inafiançável”, disse a diretoria colegiada do SINDISPREV-RS.

O deputado do PP tem de perder a imunidade parlamentar e ser preso:  “É crime, ele tem de pagar. Outra, promiscuidade é aumentar os próprios salários e viver em mordomia às custas do povo. A declaração racista e homofóbica desse deputado foi pública, e ele deveria ir para a cadeia preventivamente”, ressalta a diretoria.

Além destes fatos, Jair Bolsonaro defendeu os militares alegando ter saudade dos tempos de ditadura militar sob o comando dos violentos generais Médici, Geisel e Figueiredo, os quais mataram milhares de brasileiros e torturam outros tantos. Jair Bolsonaro representa um retrocesso para o Brasil, uma ala neonazista que defende a homogeneização da sociedade eliminando quem não é branco, heterossexual e dentro dos padrões da burguesia.

O pensamento de Bolsonaro mostra o que há de mais podre no Congresso brasileiro, pois esta ideologia é a mesma daqueles que, junto ao governo, aprovam o exorbitante salário dos parlamentares, enquanto dão apenas míseros 35 reais de aumento no salário mínimo dos trabalhadores; são os mesmos, também, que aprovam medidas a reforçar a criminalização da pobreza, tais como as invasões nas favelas cariocas; ou que engessam pautas urgentes como a reforma agrária e a paridade de salários dos servidores públicos.

Jair Bolsonaro somente será punido se os movimentos sociais, os trabalhadores, os estudantes, enfim, o povo, for às ruas e exigir tal medida. E, o Sindisprev-RS está na luta para garantir que ele, – assim como outros políticos aos interesses do latifúndio e da burguesia empresarial, com idéias altamente fascistas e truculentas – sejam punidos.

Homofobia, racismo e machismo também é violência!