Nota de solidariedade aos companheiros do INSS do RN

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio Grande do Norte entraram em greve de fome no dia 20 de julho, em protesto contra a retirada por parte do governo que de forma arbitrária suprimiu às parcelas judiciais de 84,32% e agora também o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), infligindo uma redução salarial que alcança em muitos casos dois terços da remuneração total. Além disso, o governo cobra atrasados do PCCS desde novembro de 2008, descontando um mês e onze dias de 84,32% reincorporados por mandado judicial, além de descontar os dias de greve.
O montante é assustador tendo gerado um caos completo nas vidas das pessoas, muitas com contracheques simplesmente negativos.
Diante de tais ataques, sete companheiros iniciaram greve de fome desde o dia 20 de julho no pátio do edifício sede do INSS e lá permanecem simbolizando a fome e a angústia de 1.000 famílias cujas sobrevivências estão ameaçadas pelo governo Lula. Estes servidores questionam como o governo pode desobedecer a uma decisão judicial e decretar o fim da gratificação por meio de um ato administrativo.
A categoria reclama uma perda salarial referente a 84,32%, que tinham direito, por ordem judicial há mais de 15 anos, relativo à inflação acumulada durante a reforma econômica do então presidente da República Fernando Collor de Melo e que agora foi negado aos funcionários do INSS, que vinham recebendo através de ordem judicial, transitada em julgado.
Diante de tais fatos o SINDISPREV-RS é solidário com a luta dos trabalhadores do INSS do Rio Grande do Norte e veementemente repudia mais esse ataque à categoria.
Exigimos do governo Lula responsabilidade com os servidores e seus familiares, revertendo imediatamente as decisões que impõe uma situação vexatória e insustentável para esses trabalhadores.

Chega de desmandos. Todo apoio à luta dos trabalhadores do INSS do Rio Grande do Norte!