NOTA SOBRE AS ELEIÇÕES DA FUNDAÇÃO VIVA DE PREVIDÊNCIA

O SINDISPREV-RS deixa claro que não apoia nenhuma das chapas que estão concorrendo neste pleito. Com a certeza de termos cumprido o papel que nos coube, nos retiramos da VIVAPREV com a certeza do dever cumprido.

O SINDISPREV-RS entende que atendeu a demanda dos servidores, Peculistas, quando indicou representação para o Conselho Deliberativo da Fundação Viva Previdência, no processo eleitoral de 2017 onde se buscava retirar da mão do governo a Fundação, que é de direito dos mesmos e garantir que os servidores pudessem usufruir dos valores depositados uma vida inteira.

Durante o período de 2017 a 2021 foram conquistadas a conversão dos valores onde os peculistas, que assim o desejassem, pudessem retirar o dinheiro lá investido, dentro dos marcos da legislação que o governo modifica a bel prazer; a suspensão das mensalidades do pecúlio em função do superavit; e, por fim, a implantação do Benefício Especial em Vida – BEV – para os que permaneceram no pecúlio.

O objetivo central era que se pudesse extinguir o pecúlio e reverter aos peculistas todos os recursos lá aportados, infelizmente fomos derrotados nesta proposta. Desta forma, entendemos, dentro das limitações impostas pela atual conjuntura, ter cumprido o papel que nos coube.

Diante disso, o SINDISPREV-RS vem deixar claro que não apoia nenhuma das chapas que estão concorrendo nestas eleições da Fundação VIVA de Previdência, por se tratar de uma entidade de previdência privada e capitalizada, conforme os moldes neoliberais, que temos combatido durante todos estes anos. Fazemos isso para manter nossa coerência e reafirmar nosso compromisso em defesa da previdência pública e solidária.

Assim, esgotados todos os limites que, inicialmente, nos levaram a atuar nesta frente, nos retiramos da VIVAPREV com a certeza de dever cumprido.